quinta-feira, 18 de abril de 2013

Resenha: disco Seiva da banda Rancore

 Após uma grande má fase no rock nacional, confesso que era cético a qualquer banda nova que despontasse, felizmente o Rancore foi um tapa na cara do meu preconceito.
 Seiva, terceiro disco da banda, até então desconhecida do grande publico é um disco muito consistente,
letras fortes e radiofonicas no melhor sentido da palavra.


 O conceito do disco propõe uma música para cada signo do zodiaco, o que poderia cair numa serie enorme de clichês retirados das revistas sobre signos de R$:1,99 é um disco que vai agradar dos mais descrentes aos filhotes de joão bidú amantes da musica.


 As faixas:

1-Ritual (aries)
 Sons da natureza em uma aparentemente musica tranquila que se transforma em um grande incendio, abre perfeitamente o disco e leva o ouvinte ao clima hippie/rock/chique/contemporaneo/único/sincero do albúm.

2-Planto (touro)
 Batida teimosa, letra repleta de frases de efeito, arrisco a dizer a pior (ou unica ruim) faixa do disco que poderia ser facilmente confundida com um livro de auto-ajuda.

3-Jeito Livre (gemêos)
 A primeira musica da banda que eu (e muita gente) tive a oportunidade de conhecer, uma batida divertida, letra chiclete, desempenhou muito bem o papel de single no disco.

4-Mãe (câncer)
 Musica muito bonita e envolvente, dessas que você se pega cantarolando, também cumprindo seu papel de hit muito bem.

5-5:20 (leão)
 Densa, masculina, forte, noturna, apesar de não soar como um hit, agradou aos ouvidos de muita gente a primeira escuta, sensacional, mas eu adoraria saber o porque do titulo.

6-Mulher (virgem)
 Livre, leve e solta, o clima criado pela canção é doce e sexy, faz com que você se sinta namorando com a musica, só ouvindo pra entender a viagem que ela me proporcionou.

7-Escravo Espiritual (libra)
 Essa é a mais complicada de escrever sobre, não me passou nada, mas é legal de ouvir, pelo menos pra ter uma cota de "rock de verdade" ao disco.

8-Samba (escorpião)
 Falar sobre o signo de escorpião sem pensar em sexo, parabéns, letra forte, densa e uma bela frase de efeito "no seu desafio, eu me equilibro", sinto que esta é a "coluna vertebral" do seiva.

9-Transa (sagitário)
 Uma prova sobre como uma canção de amor pode fugir totalmente dos padrões e ainda ser uma canção de amor, vejo muitos casaizinhos dedicando essa musica para seus respectivos no facebook.

10-Seleção Natural (capricornio)
 Tinha tudo pra ser a pior a faixa do disco, ou pelo menos a mais repetitiva, mas suas mudanças na melodia ao longo da musica e um certa "raiva" a transformarão em uma obra prima.

11-Inocentes (aquário)
 Eis que me aparece uma "canção pra dançar", e das boas!!! Lady GaGa plagiaria sem dó caso esta chegasse aos ouvidos dela.

12-A Ponte (peixes)
 Palmas, palmas, palmas para o fim do disco que foi uma delicia de escutar e escrever hoje que deixou um clima de "posso descansar" ou "quero mais" abençoado a mais uma obra prima do rock nacional.




A banda não tem tempo de estrada para ser comparada a outras do cenario pop/rock nacional, como Titãs, Paralamas do Sucesso, Legião Urbana, mas esta trilhando um otimo caminho e ganhando destaque aos poucos sobre as bandas da nova geração.

2 comentários:

  1. cara se tu nao consegue pensar em nada pra falar de Escravo espiritual, eu parei de ler por ai mesmo.. KKK deixa pra outro escrever ou me chama proxima vez, mas valeu a intenção do post!

    ResponderExcluir
  2. Banda foda pra caralho pena que acabou.
    No final das contas tudo que é bom dura pouco, pelo menos deixaram esse álbum que é um tesouro do rock BR.

    ResponderExcluir